Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Corra pela sua saúde

Correr não requer um equipamento especial, dá para praticar ao ar livre e ainda é uma óptima forma para ganhar resistência e emagrecer.

Conheça todos os benefícios que a corrida lhe trás e não perca mais tempo... comece já hoje!

Define e tonifica as pernas
A musculatura dessa região é bem exercitada durante a corrida. Resultado: coxas firmes e gémeos trabalhados. Em dois ou três meses, é possível avaliar a diferença. O aumento da massa muscular no entanto, é gradual - nada que se compare a um treino de musculação. Mas, como a corrida também queima o excesso de gordura, a definição fica mais evidente.


Boa disposição
Quando estiver com preguiça, não precisa programar um treino longo. Prometa que correrá por pelo menos 10 minutos. Pode ter certeza: ao fim desse tempo, vai sentir-se tão bem que vai querer correr meia hora. Isso porque a corrida funciona como um despertador ao estimular a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar.

Aumenta a resistência
Sempre que falamos em exercícios aeróbicos, lembramos logo da corrida. Não é em vão, pois esta actividade é uma das mais eficientes. Quando exercítamos o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, gastam oxigénio, que é o catalisador que transforma a glicose em energia. Aí, os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir suprimento dessa substância e a expulsão do dióxido de carbono. Quem corre habitua os pulmões a essa sobregarga.

Perda de peso
Já reparou que as celebridades voltam à activa sempre mais magras do que da última vez que apareceram? Nas declarações às revistas, geralmente contam que correram para secar o corpo. A corrida está no topo da lista dos exercícios que mais queimam calorias. O valor exacto, é claro, varia de acordo com o peso, a altura, a idade, o sexo e o passo de cada um. Mas a média é de 500 calorias por hora (para uma pessoa de 70 kg). Sem falar que, ao contrário do que se pensa, correr faz comer menos e melhor. Um estudo acompanhou 10 mil pessoas durante sete anos e comprovou que a actividade regular incentiva a diminuição de açúcares, gorduras e fritos e o aumento de alimentos saudáveis.

Previne doenças
Se for pesquisar os jornais médicos a respeito das vantagens de praticar um desporto regularmente, de tantos estudos que existem a corrida, mais uma vez, está na linha da frente, porque é uma das modalidades de maior aderência entre os praticantes. Há benefícios comprovados em relação à osteoporose, ao risco de doenças cardíacas, cancro do ovário ou da mama, distúrbios do sono e até mesmo a respeito do controle da disfunção erétil. Quem corre mantém o organismo activo e não deixa que uma série de mecanismos metabólicos enferrugem. O corpo fica mais resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos.

Melhora a auto-estima
Correr é uma actividade relativamente fácil e que não requer um tipo corpo ideal. Quem está acima do peso só precisa de alguns cuidados para não sobrecarregar as articulações. Correu dez minutos no mês passado e ficou de rastos? Pode apostar que em 15 dias vai chegar ao dobro. Isso aumenta a autoconfiança e a disciplina. Para completar, faz muito bem saber que é capaz de se superar a cada dia...

Exercita o cérebro
Para alguns corredores, o momento da actividade é aquele em que as grandes ideias surgem. Pode parecer absurdo, mas esse facto tem tudo a ver com o exercício. Uma pesquisa recente indicou que a corrida regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais, conhecidas como funções cognitivas. Isso, no entanto, regride quando a modalidade é abandonada. Um outro estudo concluiu que um programa de corrida de 12 semanas é capaz de melhorar a memória dos participantes.


Todo o corredor em qualquer faixa de idade quando bem orientado, acaba por ter uma dose de auto estima elevada. A sua qualidade de vida atinge patamares excelentes. O seu ritmo cardíaco fica mais lento, mais forte, através do trabalho de steady state (estado de equilíbrio). A tensão arterial tende a entrar rapidamente num processo de estabilização saudável. O tecido adiposo diminui. A sua actividade sexual entra num processo de rejuvenescimento!

A corrida de longa distância diminui os níveis do mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol ( HDL). Fortalece os ossos prevenindo a osteoporose, ajuda a controlar o stress, torna o sono mais agradável e diminui a ansiedade.

Além de benefícios cardiovasculares, uma hora de corrida intercalada com caminhada é capaz de queimar em média 500 kcal. Com a prática da actividade física, o organismo torna-se mais saudável, pois a gordura é substituída por músculo, massa magra. Depois de algumas semanas, o corpo começa a definir-se e fica mais escultural. Talvez a diferença não se note tanto na balança, mas sim nas medidas.

Outra grande vantagem da corrida é o facto de ele pode ser feito na rua ou em parques. Para praticá-lo, basta usar roupas confortáveis e uns ténis de boa qualidade, pois um bom calçado é fundamental no desempenho e evita futuros problemas nas articulações. Além disso, correr ao ar livre é muito relaxante.


Retirado do site: http://sermulher.mundopt.com/saude_bem_estar/corra_pela_sua_saude.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...