Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

Dicas para decorar a casa de forma harmoniosa, combinar cores e espaços


Um lar organizado e bem decorado traz boas energias,equilíbrio e mantém o bem-estar entre os moradores. E não é preciso muito esforço. 

Sala
Se a sala for pequena, tenha um sofá de três lugares e duas cadeiras ou pufes (com estampas lisas). Mantas sobre o sofá deixam o local mais moderno e ajudam a protegê-lo. No centro, coloque uma mesinha, caso tenha espaço, e um tapete, se o piso for frio. Opte por cores claras e neutras nas paredes. Numa delas, se desejar, passe um tom quente, como o vermelho. Na iluminação, prefira as luzes brancas, que são mais fiéis às cores da decoração e ajudam na hora da leitura.


Evite: colocar os sofás de costas para a porta.

Quarto
Pinte as paredes com cores claras, que relaxam. Nas cortinas, aposte nas persianas, que são mais higiénicas, e use cores escuras para contrastar. Se a divisão é pequena, encoste a cama na parede e utilize apenas uma mesinha de cabeceira e uma poltrona. Deixe a iluminação suave. No quarto das crianças, tons de laranja, turquesa, lilás e verde trazem boas energias. Evite a carpete. Prefi ra pisos de cerâmicas ou madeira, que não acumulam pó. O berço ideal é aquele com grades arredondadas e espaçamento pequeno entre elas. Para as crianças maiores, camas com grades previnem acidentes.


Evite: espelhos grandes refl ectindo a cama e aparelhos electrónicos, pois eles ‘roubam’ a energia das pessoas.

Cozinha
Móveis planeados fazem com que os espaços sejam preenchidos de forma prática neste ambiente. Em geral, o branco é utilizado nas paredes, pois dá a sensação de higiene. Deixe os outros tons para a decoração. O lava-loiças, o frigorífi co e o fogão não devem fi car lado a lado, para que um não interfi ra na energia do outro. Se a sua cozinha for pequena, opte por uma mesa junto da parede. A iluminação deve ser directa e branca e com uma janela sempre aberta. Na decoração, abuse do tom amarelo.


Evite: colocar a lata de lixo sobre o lava-loiças e alinhá-lo de forma lateral ou frontal com o frigorífi co e o fogão. Caso estejam juntos, coloque uma divisória entre eles.

Casa de banho
Neste ambiente, onde a higiene é fundamental, deixe que as cores claras prevaleçam, pois dão a sensação de limpeza. Use os tons mais fortes nos objectos de decoração dos lavatórios,
por exemplo. Os espelhos dão amplitude para esta área, fazendo com que pareçam maiores, e favorecem a iluminação. Lave as cortinas da banheira pelo menos uma vez por mês, para evitar o bolor, e as toalhas de banho semanalmente, em água bem quente. De preferência, seque-as ao sol. Deixe sempre as janelas abertas, a fi m de diminuir a humidade e o mofo. Após o banho, seque os azulejos, o lavatório e a área da banheira ou do chuveiro.


Evite: deixar a sanita e o lixo destapados.

O poder das cores

Violeta: estimula a intuição e os estudos e ajuda a diminuir o apetite. Use-a na decoração da sala e no quarto.


Azul: confere serenidade, bem-estar e paciência. Use-a no quarto de crianças e adultos hiperactivos.


Verde: revitaliza e renova a esperança, traz paz e saúde. Use-a na sala ou quarto para diminuir o stress.


Branco: é a cor da paz e da criatividade. Ideal para divisões pequenas. Combina com o preto.


Cor-de-rosa e lilás: estimulam o amor e a alegria. Use-as no quarto das crianças e em ambientes pequenos.


Vermelho: é a cor da paixão e do entusiasmo. Pode ser usada para combater o stress e o desânimo.


Laranja: fonte de energia, é a cor do equilíbrio. É versátil, por isso, combina com todas as diviões.


Amarelo: estimula a inteligência e a criatividade. Use-a em quartos infantis, cozinhas e casas de banho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...